ÁCIDO PORÉM PODE AJUDAR NA SUA SAÚDE
Que tal saber um pouco sobre ele
O vinagre, assim como o vinho, é um alimento conhecido desde a antiguidade e seu nome, em quase todas as línguas ocidentais (com exceção do italiano, aceto do latim “acetum”, e do alemão, essig), provém do francês, vinaigre, ou vinho azedo. Acredita-se que uma das referências mais antigas sobre o vinagre seja as citadas na cultura babilônica (5000 a.C) sobre o processo de obtenção do vinagre de tâmaras. Entre suas principais aplicações, encontram-se seu uso como condimento, aromatizante, conservante, bebida refrescante e medicamento. O Vinagre de Maçã é obtido a partir do suco de pedaços de maçã que sofreu uma fermentação alcoólica. Ao ser utilizado como alimento, o vinagre de frutas, pode-se dizer que é mais nutritivo por conter mais substâncias assimiláveis pelo organismo como vitaminas, ácidos orgânicos e mesmo proteínas e aminoácidos originários do fruto e da fermentação alcoólica de que provêm. Além disso, os vinhos de frutas dão origem a vinagres mais suaves e menos agressivos ao paladar por seu pH atenuado pelas substâncias orgânicas presentes.
Origem França
Rendimento: 2 vidros de 800 ml cada
Tempo: 75 dias
Ingredientes
1 Kg de maçã cortadas em cubinhos pequenos
2 xícaras de chá bem cheias de açúcar mascavo
Água mineral ou filtrada o suficiente para cobrir as maçãs
1 luva de borracha de médico ou uma bexiga branca cortada a ponta
1 Vidro grande de boca larga com tampa
Preparo:
Coloque em um vidro grande de boca larga as maçãs picadas, cubra as maçãs com o açúcar mascavo, junte então a água mineral ou filtrada até cobrir as maçãs, mexa bem misturando tudo, então coloque na boca do vidro a luva ou a bexiga cortada, vedando bem, prenda com um elástico para dar maior firmeza, deixando descansar por 45 dias em lugar fresco e escuro, após os primeiros 30 dias a luva deve ficar cheia de ar, então na ponta de um dos dedos da luva ou da bexiga, faça um furinho com uma agulha fina isto cuidadosamente, para sair o ar, deixe ainda descansando por mais 15 dias, passado os 45 dias coe o liquido espremendo bem as maçãs, para a retirada do álcool de maçã, cubra novamente o vidro com o liquido com um pano fino ou gases prendendo-o com elástico, isto para evitar a entrada de insetos ou pó e, deixe-o descansar por mais 30 dias em lugar fresco e escuro longe dos raios solares, após 30 dias coe novamente e envase em garrafas esterilizadas, não há necessidade de guardar em geladeira, estando bem tapado ele dura por mais de 2 anos fora de geladeira, ou muito mais nela.
Dicas do Chef Camargo:
Um dos usos mais testados é na cicatrização de feridas, tipo erisipela, uma vez que todo processo de cicatrização exige a manutenção do ferimento limpo, isto é um relato de estudo feitos por teses de doutorado e mestrado. Como o vinagre é uma substância asséptica, essa condição de limpeza torna-se praticamente constante e a cicatrização é facilitada. Existem relatos do uso do vinagre como elixir para criar uma sensação de bem estar, porque o ácido acético presente no sangue é um facilitador do metabolismo celular. O brasileiro, ainda, usa o vinagre basicamente como condimento, mas na verdade os usos são muitos. tais como: Antioxidante, Anti-inflamatório, controle da pressão arterial, como um ótimo digestivo, Função Anticarcinogênica, contra a glicemia e no Controle do Perfil Lipídico
Sugestão do Chef Camargo:
Para o envasamento do mesmo, siga as instruções anteriores de esterilização de vidros, vide no nosso site