TEMPEROS MUDAM O PALADAR DE NOSSA ALIMENTAÇÂO
Que tal um pouquinho de história
Vocês sabiam que os temperos estão presentes nos momentos mais importantes da história do mundo? Pois é, quem não se lembra de estudar em história sobre as especiarias tão cobiçadas e trazidas da Índia na época das Cruzadas?. Os grandes navegantes, faziam viagem infinitas as Índias por causa delas, Então, elas não mudaram apenas o padrão da alimentação, mas também o mapa do mundo. Pimenta-do-reino, noz moscada, cravo, canela., em fim tantas especiárias, que não dá para mencionarmos, quem diria que elas, hoje tão facilmente encontradas em qualquer supermercado ou bares, já foram responsáveis por uma verdadeira revolução? Há mais de 600 anos, essas especiarias eram utilizadas para dar sabor e conservar alimentos e também foram muito usadas e comercializadas na medicina. As mais raras, eram vendidas a preço de ouro e, para consegui-las, grandes expedições eram realizadas. O comércio de especiarias existe desde a Antiguidade, mas é a partir do século XIV que as especiarias passaram a ter um novo valor, começaram a serem comercializadas para fins gastronômicos. A dificuldade de trazer os produtos até a Europa e o preço altíssimo desses condimentos tornaram as especiarias artigo de luxo, e de muito desejo. Mas com o passar do tempo, elas mudaram um pouco mais, a descoberta da mistura de determinadas especiarias, davam um novo toque, seu custo baixou, mas não tanto, assim se tratando desta especiarias, abaixo dou a vocês receitas novas desta maravilha, que mudou tanto o paladar mundial.
Origem Índia
Rendimento : 1 Vidro Grande
Tempo: 30 minutos
Ingredientes:
50 gramas de cebola em flocos desidratado
50 gramas de cebolinha desidratada
50 gramas de salsa desidratada
50 gramas de manjerona desidratada
100 gramas de cominho
50 gramas de pimentão verde seco
50 gramas de pimentão vermelho seco
50 gramas de alho em flocos desidratado
100 grams de colorau
50 gramas de pimenta calabresa em flocos desidratado
50 gramas de louro em pó
2 nós moscada ralada
50 gramas de alecrim seco
50 gramas de endro
Preparo:
Junte todos os ingredientes em um vidro grande, e misture bem, e pronto é só utilizar para tempero de carnes vermelhas, aves e peixes.
Dicas do Chef Camargo:
Para uma melhor conservação deste tempero pois se trata de tempero seco recomendo a utilização de vidros grande ou tapware grande com tampa que vedem bem, caso use vidro, esterilize o mesmo, colocando-o em água fervendo, dando uma fervura de 5 minutos pelo menos e depois deixando esfriar, com a boca voltada para baixo em um pano seco. Não enxugue o vidro, deixe secar por si só.