Conheça um pouco sobre ele:
Entenda a diferença entre champanhe e espumante. Durante muito tempo, todos os vinhos espumantes eram referidos como "champanhe" até que muitos países optaram por aplicar as "regras da denominação". Isso restaurou a designação técnica de champanhe para que se referisse apenas aos vinhos espumantes cultivados e feitos em Champagne, na região nordeste da França. O champanhe dessa região continua a ser o "padrão" para os vinhos espumantes, porque o clima é fresco e combina com o solo de calcário para produzir uvas muito ácidas, ideais para a elaboração desse tipo de vinho. Além disso, o champanhe desta região tende a ser envelhecido por anos, em vez dos meses de envelhecimento permitido para a maioria das outras variedades.
Em outras regiões onde o vinho espumante é produzido, ele tende a ser referido como: Cava na Espanha, Sekt na Alemanha, Spumante na Itália e vinho espumante na Austrália, EUA, Nova Zelândia, África do Sul e Brasil.
O champanhe foi um vinho doce, mas com a mudança de gostos, a variedade mais seca foi favorecida; hoje, não há certo ou errado na preferência de cada estilo, é uma escolha pessoal. Se você não quer um champanhe muito doce, há escolhas apenas parcialmente adoçadas, como o Chandon Cuvée Riche, que pode ser o nível perfeito entre doçura e secura para se adequar ao seu paladar. E se você gosta de um pouco de cor no jantar, há também alguns vinhos espumantes rosés.
O armazenamento do champanhe é muito importante:
Guarde o champanhe em um lugar fresco. Antes de estar pronto para servi-lo, mantenha as bebidas em condições de frescas, mas não frias, com pouca luz direta e pouca variação de temperatura. Os porões que ficam entre 4ºC a 15ºC são perfeitos.
Na hora como devo servir o champanhe, qual tipo de taça ?
A taça tradicional, um copo alto e estreito, preservará a carbonatação melhor. Uma taça de vinho com uma ligeira protuberância na parte inferior permitirá que mais do aroma do vinho se acumule, sem muita perda de carbonatação. Um cupê de champanhe é um vidro de boca larga visto mais frequentemente nas pirâmides de taças em casamentos. Estes não são ideais para os champanhes secos populares hoje em dia, pois liberam muito da carbonatação e não acumulam os vapores.
Apesar da forma menos ideal do cupê de champanhe, uma pirâmide destas taças pode ser uma maneira incrivelmente excitante e bonita de se apresentar champanhe. Isso é especialmente prático quando se tem um grande grupo para entreter
A que temperatura seria ideal para servir o champanhe?:
Refrigere o champanhe antes de servi-lo. Ele tem um gosto melhor quando frio, mas são poucas as chances dele borbulhar ao ser aberto. Os baldes de champanhe normalmente são maiores do que os outros de vinho para permitir mais água e gelo. A temperatura ideal de consumo é entre 7ºC a 9ºC. Se você tiver tempo para isso, quatro horas ou mais na geladeira devem ser suficientes para deixar o champanhe na temperatura adequada.
Bom com que prato posso servir o champanhe para acompanhar?
O champanhe seco pode ser usado como aperitivo para a limpeza do paladar depois de comer alimentos salgados ou ao terminar uma refeição, substituindo a sobremesa.
O champanhe espumante é uma boa combinação para alimentos ricos e cremosos, devido à sua forte acidez.
O champanhe meio-doce não combina muito com alimentos, com exceção de sobremesas. Esse estilo é perfeito para festas de jardim!
O champanhe espumante doce é a melhor opção para beber para se divertir, podendo ser acrescentado em ponches e desfrutado com sorvetes ou gelatos.
O champanhe rosé contêm tanino e é ótimo para a harmonização de pratos com peixes como a truta ou salmão marítimo.
O champanhe vermelho (fermentado em garrafa, não carbonatado) é excelente quando combinado com carne vermelha, de caça e peru.
Sabores mais fortes associados aos frutos do mar grelhados e carne vermelha podem diminuir o sabor do champanhe. No entanto, alguns acham que um bom bife com champanhe é uma indulgência absolutamente deliciosa e uma ótima maneira de comemorar um aniversário.