top of page
OS MOLHOS BRANCOS OU BECHAMEL SAIBA O QUE SÃO :
O Molho branco ou bechamel tem origem

Isto mesmo, o molho branco chamado de bechamel tem origem francesa. 

Bechamel, do francês béchamel (Pronúncia francesa: (beʃaˈmɛl]) é um molho que se obtém cozinhando farinha de trigo (ou amido de milho "maizena") em manteiga ou margarina e depois diluindo essa mistura com leite. Deve ter coloração marfim, aparência de creme e sabor sem gosto de farinha crua. Depois de cozido, deve ser temperado de acordo com os alimentos que vai acompanhar. O bechamel é ainda base de muitos outros molhos, sopascremesrecheios e soufflés.

Segundo alguns, este molho teria sido criado por um jovem cozinheiro do século XIX, o francês Antoine Carême, considerado o primeiro chef-celebridade. No entanto, o nome béchamel pode ser alusivo a Louis Béchameil de Nointel, maître d'hotel do rei Luís XIV, que viveu dois séculos antes, havendo registros de que os molhos à base de creme de leite já existiam nesse tempo.

Embora muitas receitas não refiram à diferença entre este molho e o molho branco (a sua variedade mais simples), outras indicam claramente a necessidade de cozer bem a farinha na manteiga derretida antes de acrescentar o leite. Algumas receitas referem-se à necessidade de a farinha ser alourada, ou seja, levemente queimada, à maneira do roux, antes de se acrescentar o leite.

Prato tipico de origem Francesa

 

Rendimento:

Tempo de Preparo : 30 minutos
Recomendado pelo Chef Camargo, nota 10


Ingredientes:

2 xícara de chá de leite

1 colher de sopa de amido de milho (maizena)

1 colher de sobremesa de manteiga ou margarina

1 pitada de sal

Modo de Preparar:
 

Misture bem o amido de milho com o leite, deixando uma mistura homogênica, leve ao fogo em uma panelinha a manteiga ou margarina para derreter, quando derretido, coloque a mistura do leite com o amido de milho, e vá mexendo com uma colher de pau, no mesmo sentido, junte a pitada de sal, não coloque muito pois a manteiga ou margarina, já são salgados, e o leite multiplica o sabor do sal, continue mexendo sempre no mesmo sentido não podendo parar e, nem mexer em sentidos contrário pois desanda o molho, quando começar a engrossar e for levantar fervura, desligue o fogo e mexa  bem rápido, dando a consistência cremosa, pronto

Dicas do Chef Camargo:

O QUE NÂO SE DEVE FAZER

1. Nunca coloque a maizena sobre o leite ainda mais se ele estiver morno ou quente, além de não dissolver direito, irá ficar empelotado

2. Ferver a maizena com o leite sem mexer, além de queimar, a mistura empelotará

3. Nunca tente fazer com água ou ajuntar leite em pó pois,  ficará ralo e não da ponto.

4. Nunca coloque a maizena na panela em primeiro lugar e depois junte o leite, a mesma grudará no fundo da panela e você terá dificuldades de dissolvê-la, com isto ao acender o fogo esta camada que fica grudada queimará e o molho ficará grosso e empelotado.

O QUE SE DEVE FAZER

Meu molho não engrossou e agora?

1. Não se apavore, peça para alguém ir mexendo no mesmo sentido para você, com o fogo baixo, agora em uma xícara coloque mais um pouso de maizena dissolvida no leite, então junte esta mistura ao molho, levante o fogo e continue mexendo, ele dará o ponto.

2. Se quiser fazer molho rose, ou amarelo, junte ainda com o leite frio, um pouco de Ketchup para os rosé ou mostarda para os amarelos, lembre-se com a mostarda o molho ficará picante.

Sugestão do Chef Camargo:

Este molho pode ser usado em lasanhas, parmigianas, macarronadas, ou qualquer prato, é super fácil de fazer.

bottom of page